Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Como e porque trabalhar com composição musical.

Olá! Eu sou Débora Affonso e hoje estou iniciando este canal para divulgar um pouco do meu trabalho e pesquisa e para compartilhar ideias de atividades de composição musical com crianças.

Hoje vou falar um pouco da minha experiência e vou apontar como trabalho com composição com as crianças e um pouco do processo de trabalho. Estou preparando também um canal no Youtube que vai trazer as postagens do blog para uma forma dinâmica e lá apresentarei melhor as atividades que uso em sala. Em breve postarei novidades sobre o canal. Então vamos lá!

Eu atuo como professora de música desde 2001, inicialmente como professora de violoncelo e depois com musicalização infantil. Fiz licenciatura em música pela USP e comecei a trabalhar em escolas bilíngues. Aí iniciei a pesquisa em educação musical e bilinguismo e meu interesse por aquisição e aprendizagem de línguas e música começou a ficar muito forte. Em 2011 eu defendi meu mestrado e a pesquisa dele foi baseada na minha experiência como educadora musical em um contexto bilíngue e a ideia daquela pesquisa foi apontar como a identidade musical e também linguística e cultural dos alunos se evidenciavam em suas composições musicais. Apresentei exemplos de algumas das atividades que realizava com meus alunos e inclui no trabalho mais de 60 exemplos de composições,  basicamente canções e a ideia deste canal é apresentar essas e outras atividades. Infelizmente eu não tenho autorização para apresentar a composição em si, com a performance dos alunos, mas vou falar um pouco dos resultados.  

Então vamos começar falando sobre como trabalhar com composição com as crianças.  Primeira coisa que eu gosto de enfatizar  é que fazer atividades de criação musical não pode ser exclusivo de professor de música.  Qualquer professor pode deixar uma atividade de escrita mais interessante, dar um twist se ele tornar a escrita textual em canção. Muitas vezes a proposta que eu apresentava usava um texto escrito anteriormente com o professor polivalente.  

Segundo: A atividade de composição nunca tem um fim ou inicio somente nela mesma. Sempre tem uma conexão com outra atividade, outro tópico, um projeto de outro professor, ou um conceito musical a ser trabalhado. Isso é necessário para fazer sentido para a criança. Para cada atividade que eu sugerir aqui eu vou dizer de onde veio a ideia e como foi desenvolvida.

Outra coisa é desmistificar o conceito de que fazer música é só para quem tem dom. Todo mundo é capaz de fazer música,  em qualquer vertente. Temos que mostrar isto para os alunos. Mostrar que não queremos que eles componham sinfonias e óperas logo de cara, mas que se eles quiserem eles são capazes de compor sim obras mais longas. Tudo depende de dedicação e estudo.

Uma coisa que gosto de fazer e que funciona muuuito bem é gravar a performance das crianças.  E mostrar para eles. Geralmente eu gravo só áudio mesmo, mas se for uma performance instrumental em grupo é sempre bom filmar. E porque gravar? Geralmente as crianças ficam nervosas e nem conseguem lembrar o que fizeram com detalhes. Gravando, você dá chance delas modificarem a composição e posteriormente a performance. Outro ponto é que o registro fica mais fiel, pois muitas vezes as crianças não conseguem colocar no papel a maneira que realmente pensaram a composição então o registro em áudio facilita.

Lendo até aqui, parece que tudo funciona como um mar de rosas, mas não é bem assim. Na minha prática já encarei muitas dificuldades mas sempre encontramos um jeito para superar, certo?

Uma das maiores dificuldades em trabalhar composição se dá no início pois as crianças muitas vezes se recusam a fazer as atividades, seja por vergonha ou por não acreditarem na utilidade da atividade. Sempre falo para meus alunos que música é tão importante quanto qualquer outra disciplina e que eles devem realizar as atividades como em qualquer outra aula. Muitas vezes tenho que apelar para a questão de avaliação (tenho muitas questões sobre avaliação em aulas de música, mas isto fica para outra postagem) e na maioria das vezes funciona bem.

Com relação as alunos que tem vergonha de mostrar o trabalho final, que se recusam a fazer a performance da composição eu muitas vezes deixo o gravador com eles e eles saem da sala e fazem sozinhos, ou comigo fora da sala. Para a grande maioria funciona muito bem e eu aproveito para falar sobre a importância do respeito e apreço pela obra dos colegas.

Outra grande dificuldade é o tempo. Para algumas atividades eu chego a utilizar 5-6 aulas de 50 minutos para finalizar todo o processo e em algumas escolas este tempo não é possível para um único projeto. Mas porque preciso de tanto tempo? Dependendo da atividade, leva uma aula inteira para apresentar como a composição deve ser feita, a escolha dos grupos, e a definição de etapas e prazos. As duas próximas aulas são para os grupos se reunirem e colocarem a mão na massa. Na quarta aula alguns grupos devem estar finalizando e podem começar a apresentar. Aí eu gravo e mostro para eles. Modificações sempre são feitas. Mais uma aula para todos grupos apresentarem, ouvirem a gravação e fazer os últimos retoques e então uma última aula para auto avaliação e avaliação final.

O que faço para otimizar o tempo é a partir da terceira aula, separo apenas uma parte da aula para trabalhar a composição e o restante para outras atividades. Assim os alunos não ficam entediados em fazer a mesma atividade por tantas aulas e continuo trabalhando com os outros conteúdos necessários.

Acho que por hoje chega não?! Espero já ter ajudado um pouco e no próximo post eu vou apresentar uma atividade que faço com alunos do 2o. Ano do Fundamental I (antiga 1a. série)

Muito obrigada e divulgue, comente, fale, cite, explore. Sempre!

Até mais!


2 comentários:

  1. Muito interessante sua proposta. Você acredita que isso poderia ser feito em salas de educação infantil?

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana. Em breve vou postar sobre o trabalho com educação infantil. Mas só para adiantar um pouco, quando trabalhamos com educação infantil o melhor jeito é trabalhar com improvisação, pois a formalização de conteúdos é mais complicada. Além de improvisações trabalho com escrita de versões. Sempre atividades coletivas e curtas. Mas em breve vou postar mais detalhes.

    ResponderExcluir