Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

Compondo uma versão.

Olá!

Depois de uma pequena pausa para as férias estou de volta! E como tinha prometido hoje apresento uma atividade que uso geralmente com 3o. Ano.

Um dos tópicos de aprendizagem do 3o. Ano no meu programa é o conceito de versão em música. Antes deles criarem suas próprias versões para uma música (que é a atividade que apresentarei hoje) eles ouvem várias músicas e eu vou explicando como podemos fazer versões. Explico que para fazermos uma versão, podemos alterar vários parâmetros da música. Por exemplo, tocamos a mesma música em instrumentos diferentes, ou cantamos uma música em português e depois em inglês, ou ainda alteramos o gênero da música, fazendo de um rock uma música sertaneja. Uma das música que sempre apresento nesta unidade é “With a little help from my friends” dos Beatles e a versão do Joe Cocker. Aqui estão os links:



Aí então parto para as atividades em si. Primeiro dou a eles um pequeno verso para que eles criem uma melodia e acompanhamento instrumental. Você pode escolher qualquer verso fácil para eles decorarem, assim fica mais fácil de fazer a performance. O que uso é o seguinte:

YELLOW BUTTER
PURPLE JELLY
RED JAM
BLACK BREAD

Eles fazem as versões em grupos de 2 ou 3 alunos. E dou cerca de 10 minutos para a preparação. Então todos se apresentam e comentamos um pouco sobre a versão de cada um. Esta atividade necessita de apenas uma aula para ser realizada.

Na aula seguinte aprendemos a cantar e escrever a música Mané Pipoca. Normalmente levo uma aula inteira para escrevermos e cantar a ida e a volta da música. (Para quem não conhece, aí vai um link: https://www.youtube.com/watch?v=EMvpCEGVq3Y . Eu canto sem fazer essas oitavas acima, ok?!)

Quando a maioria dos alunos conseguiu aprender a cantar pelo menos a ida, eu dou as instruções para a atividade. Que são simples, mas não fáceis. Eles têm que achar duas palavras que sigam as mesmas regras da original, sílabas de duas letras e que juntas tenham 10 letras. Não dou tema específico para as palavras, a não ser que as turmas apresentem muita dificuldade, senão falo por exemplo: coisas que comemos; animais; o que tem na escola, etc.
Os alunos vão trabalhar em duplas e podem usar o dicionário se quiserem para auxiliar nas palavras. Além disso, devem manter a melodia e o ritmo da música original, devem alterar somente a letra. E a atividade deve ser feita em Português (somente uma vez tive na mesma turma duas duplas que conseguiram fazer em inglês). Assim que eles conseguem achar as duas palavras eles devem mostrá-las para mim, para assegurar que as palavras que escolheram se encaixam nas regras. Depois disso eles devem escrever suas versões e praticar para a performance. Geralmente uso uma aula para apresentar a música e duas aulas para eles realizarem a atividades. Vou dar dois exemplos a seguir:


Original
Versão 1 (caneta bola)
Versão 2 (suco pepino)
M A MA
N É NÉ MANÉ
P  I  PI  MANÉPI
P Ó PÓ MANÉ PIPÓ
C A CA MANÉ PIPOCA

C A CA
P Ó PÓ CAPÓ
P  I  PI  CAPOPI
N É NÉ CAPOPINÉ
M A MA CAPOPINEMA
C A CA
N E NE CANE
T A TA CANETA
B O BO CANETABO
L A LA CANETA BOLA

L A LA
B O BO LABO
T A TA LABOTA
N E NE LABOTANE
C A CA LABOTANECA
S U SU
C O CO SUCO
P E PE SUCOPE
P  I  PI  SUCO PEPI
N O NO SUCO PEPINO

N O NO
P  I  PI  NOPI
P E PE NOPIPE
C O CO NOPIPECO
S U SU NOPIPECOSU

As crianças se divertem bastante com a volta, pois as palavras criadas não fazem sentido e soam engraçadas. Lembrem-se sempre de tomar cuidado com palavras que ao contrário serão ofensivas.

Este é um exemplo de atividade que o professor polivalente pode usar e abusar ao trabalhar com o conceito de sílabas.

Divirtam-se!

Ah! Gostaria de pedir para comentarem as postagens com sugestões de complementação para as atividades, exemplos de músicas ou poemas que possam ser utilizados e se tentarem fazer as atividades sugeridas com seus alunos, postem os resultados, se deu certo ou não, ok?

No próximo post apresentarei uma outra atividade para 2o. Ano.

E não se esqueça: Divulgue, comente, fale, cite, explore, compartilhe. Sempre!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário